Data de Hoje
19 September 2024
Foto Reprodução

Operação Lava Jato: “Japônes da Federal” Newton Ishii é preso em Curitiba

O policial federal Newton Ishii mais conhecido como “Japonês da Federal” por conta da Operação Lava Jato, foi preso em Curitiba no Paraná. O mandato, expedido pela Vara de Execução Penal Justiça Federal de Foz do Iguaçu, foi cumprido na última terça-feira (7). Ele foi conduzido para a Superintendência da Polícia Federal.

O advogado do agente, Oswaldo de Mello Junior, informou que o PF foi condenado a quatro anos e dois meses, durante a Operação Sucuri, em 2003, responsável por revelar envolvimento de policias na entrada de contrabando no país. O caso tramita em segredo de Justiça. Ishii cumprirá a pena em regime semiaberto.

Na Lava Jato, o nome de Ishii já havia sido citado na gravação que levou o senador Delcídio Amaral à prisão. No diálogo registrado, o senador, o chefe de gabinete dele, Diogo Ferreira, o advogado Edson Ribeiro e o filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, Bernardo, buscavam um plano de fuga para Cerveró. O “japonês bonzinho”, como foi chamado por Delcídio, estaria vazando informações para revistas.

Por Click Notícias/Inf Metro 1