Data de Hoje
22 September 2024

Otto Alencar é nome forte para assumir Ministério da Saúde caso Lula seja eleito

Foto: Domingos Júnior / Varela Net

Destaque na CPI da Covid e pré-candidato à reeleição, o senador baiano Otto Alencar (PSD) pode assumir o posto de ministro da Saúde em um eventual mandato presidencial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), caso o líder petista vença as eleições de outubro.

A informação, que tem circulado nos bastidores, ganhou força diante das especulações em torno de quem ocupará a suplência de Otto no Senado, e foi confirmada por uma fonte ligada ao grupo governista. Ainda de acordo com a mesma fonte, a expectativa é de que, caso não assuma o ministério ainda no começo do mandato, Otto comandará a pasta no meio do primeiro mandato, em 2024, logo após as eleições municipais. Pesa a experiência de Otto, que é médico, como secretário estadual de Saúde (1991-1994), e o fato dele ser uma ‘ponte’ entre Lula e o PSD (o senador é próximo ao ex-presidente e será apoiado por ele na disputa pelo Senado). Caso o cenário se confirme, o suplente de Otto assumirá o mandato por um tempo considerável.

Otto Alencar, que já governador do estado e duas vezes vice-governador, se tornou destaque nacional durante sua participação na CPI da Covid. Entre os principais momentos no colegiado, está o embate com a médica Nise Yamaguchi, acusada de fazer parte do chamado ‘gabinete paralelo’ do Ministério da Saúde.

O nome do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) é ventilado para ser o suplente de Otto Alencar.

* Sob a supervisão do editor Rafael Tiago Nunes