PCdoB entra em negociação com apoio do PTN para chapa de Alice
A deputada Alice Portugal, uma das principais candidatas à Prefeitura de Salvador deve ganhar mais um partido aliado. Integrante da base do governador Rui Costa, o PTN deve formalizar nos próximos dias o apoio à comunista, apesar de a sigla não ter se posicionado publicamente ainda.
O apoio, no entanto, não significa a coligação proporcional nas eleições dos vereadores, já que o partido decidiu que marchará sozinho por mais representatividade na Câmara de Salvador. O presidente da sigla na Bahia, João Carlos Bacelar, descartou também entrar na briga para indicar o possível vice na chapa da comunista.
“Estamos conversando com o PCdoB e principalmente com o PT para apoiar Alice Portugal. O PTN tem uma afinidade e ideologia a respeito com problemas de Salvador e com o PCdoB. Temos uma inserção no movimento educacional, o PCdoB também tem. Questões civis como ética, gays, vários pontos comuns de atuação, mas ainda estamos conversando e não tem nada fechado. Acredito que essas coisas devem se afunilar até terça-feira. As conversas são em sigilo”, afirmou João.
A relação entre o PTN e o PCdoB é antigo. No mês passado, os representantes das duas legendas se reuniram para firmar a aliança. Na época, Bacelar chegou a indicar que seguiria os passos do governador Rui Costa, que já declarou o apoio aos comunistas. Além do PT, o PCdoB tem em sua base o PSD, do senador Otto Alencar, e o PSB, da senadora Lídice da Mata, que desistiu da pré-candidatura à prefeitura de Salvador.
Com informações Tribuna da Bahia