Data de Hoje
26 November 2024
Visitantes usam máscaras para se protegerem contra a poluição no Parque Jingshan, em Pequim - Foto Reprodução Andy Wong / AP

Pequim emite alerta vermelho de poluição atmosférica

As autoridades de Pequim emitiram nesta segunda-feira o alerta vermelho, o mais alto nível de emergência para a poluição atmosférica. É a primeira vez que esse aviso é usado na capital chinesa, de acordo com a agência de notícias estatal Xinhua. Escolas foram fechadas e construções estão paradas por conta do alerta de saúde.

E a qualidade do ar não deve melhorar rapidamente. As autoridades esperam ainda três dias de poluição grave. Já o canal de notícias CCTV informou, no fim de semana, que algumas partes de Pequim estavam com visibilidade de apenas 200 metros. No momento, todos os carros, com placas pares e ímpares, estão proibidos de circular em dias alternados.

Às 18h na hora local (8h de Brasília) desta segunda-feira, o monitor de poluição do ar operado pela Embaixada dos Estados Unidos em Pequim informou que a intensidade das pequenas partículas PM2,5 estava dez vezes acima do limite recomendado.

Outra cidade chinesa, Nanquim, emitiu um alerta vermelho em dezembro de 2013. Pequim, que tem cerca de 22,5 milhões de habitantes, havia emitido um alerta laranja — o segundo mais alto do sistema que tem quatro níveis — poucos dias antes, na semana passada.

Indústrias movidas a carvão e sistemas de aquecimento, assim como a poeira de canteiros de obras, contribuem enormemente para o aumento da poluição atmosférica, que tem se agravado com a alta umidade e a falta de vento.

O Globo