Data de Hoje
4 October 2024

Petistas cobram por decisão em torno de candidatura

Em meio à antecipação de diversos partidos, inclusive, da base governista em relação às eleições municipais que estão cada vez mais próximas, os petistas tidos como possíveis candidatos começam a pressionar o diretório em torno de uma decisão. O vereador petista Luiz Carlos Suíca, por exemplo, voltou a defender uma candidatura negra para a prefeitura de Salvador. Durante o encontro do diretório municipal do PT, no Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social da Bahia (Sindprev), os dirigentes da sigla discutiram com os pré-candidatos a vereador as estratégias eleitorais para o pleito de 2016.

No encontro, Suíca reforçou a decisão de uma candidatura própria da sigla para a prefeitura da capital. “Salvador é a cidade mais negra do Brasil, chegou a hora do PT encarar esse debate e apresentar uma candidatura de um trabalhador negro e fazer esse debate com toda a cidade”, afirmou.

O vereador defendeu sua preferência pela pré-candidatura do deputado federal Valmir Assunção (PT) e disse que considera todos os nomes colocados como qualificados para a disputa. Suíca fez um relato do papel do PT em todas as esferas administrativas e apontou para os avanços em políticas públicas. “O partido foi o que mais contribuiu para a transformação da vida das pessoas neste país. Tenho caminhado pela cidade e sei que a população reconhece e acredita nos políticos do PT. Não vamos pagar pelos erros de alguns. Quem teve desvio de conduta deve responder à Justiça”, acrescentou.

Em entrevista à Tribuna, o deputado Valmir Assunção cobrou que a decisão do candidato não seja apenas do partido. O petista quer que a militância também opine. “Temos aprofundado a discussão para ter essa candidatura. Pela primeira vez, Salvador pode ter um prefeito negro. Em uma cidade com 80% da população negra e por ser um militante social e defensor da causa, temos trabalhado para convencer o partido das nossas ideias. Vamos debater juntos, não podemos deixar que o partido sozinho tome essa decisão”, ponderou.

O deputado disse que o candidato do PT para Salvador não precisa ser apenas negro, tem que ter também um projeto. O petista aproveitou para alfinetar a gestão do prefeito ACM Neto (DEM). “Temos que construir um projeto coletivo, participativo, que faça com que a cidade de Salvador trace seu próprio caminho. Não dá para ter uma prefeitura que olhe só para os bairros nobres. Queremos dialogar com a cidade”, destacou, ressaltando que, independente da escolha, o PT tem que sair “unido” deste processo.

Hoje, três petistas são pré-candidatos ao Executivo Municipal da capital baiana. Além de Valmir Assunção, disputam: o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o vereador Gilmar Santiago. Correm por fora também o senador Walter Pinheiro e o atual secretário de Turismo, Nelson Pelegrino. A definição, no entanto, só deve sair em abril, conforme tem dito Everaldo Anunciação