Petrobras anuncia fechamento de fábrica em Camaçari e Rui se revolta: “inconsequente”
A Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), localizada em Camaçari, será fechada. A informação foi anunciada na segunda-feira (19/3) pela Petrobras, que alegou prejuízo milionário e disse que o processo será efetivado até o final do semestre. Nesta terça-feira (20/3), o governador da Bahia, Rui Costa, lamentou o caso.
“Como baiano, cidadão e governador, manifesto aqui o meu repúdio e minha indignação com essa postura do governo federal. Esta é uma péssima notícia para o Nordeste e para todo o país. O fechamento da Fafen terá um impacto negativo no Brasil, que está se firmando como uma das principais nações do mundo no agronegócio, na agricultura de médio e grande porte e na agricultura familiar. Não dá para entender esta medida. Quantas fábricas mais eles vão fechar? Os brasileiros não aguentam mais esse verdadeiro desmonte que está acontecendo no país”, declarou o gestor estadual durante o seu programa, “Papo Correria”, transmitido pelas redes sociais.
Com início das atividades na Bahia em 1971, a então Nitrofértil passou a ter a denominação atual após ser incorporada à Petrobras, em 1993. O Governo da Bahia acredita que o fechamento da Fafen, anunciado pela estatal, implica na demissão em massa dos funcionários.
“São pais e mães de família que perderão o emprego. Não podemos aceitar, em hipótese alguma, o que eles estão fazendo com o Nordeste e com o Brasil. Estou conclamando deputados e senadores da minha bancada, e vou reagir a esta decisão inconsequente”, garantiu o governador.