Petrobras deve anunciar novo reajuste dos combustíveis nesta sexta-feira (17)
Foto: Marcello Casal / Agência Brasil
O Conselho Administrativo da Petrobras se reuniu, na última quinta-feira (16), e sinalizou um novo reajuste no preço dos combustíveis. A informação foi dada por Lauro Jardim, em sua coluna no jornal O Globo.
O anúncio deve ser feito nesta sexta-feira (17), mas só valerá a partir de segunda-feira (20). Durante a reunião, que foi marcada às pressas, um grupo de conselheiros ligados ao presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou contornar a situação e evitar um novo reajuste, mas não conseguiram convencer os demais. A diretoria da estatal alega que a única forma de evitar um novo aumento seria com a aprovação de um subsídio, ideia que foi descartada pelo governo federal.
O novo aumento será sobre o diesel, em cerca de 10%. A Petrobras ainda afirmou que adiar o reajuste acarretaria em importação de diesel mais caro, trazendo o risco de possível escassez do combustível.
Na última semana, o Congresso Nacional aprovou o Projeto de Lei Complementar 18/2022, que impõe um teto máximo de 17% no ICMS em itens considerados essenciais, como combustíveis. Os governadores afirmam que a medida deve causar um prejuízo biolionário aos estados.
Varela Net