Data de Hoje
22 November 2024
Foto: José Cruz/Agência Brasil | Por: Varela Net

PL, partido de Bolsonaro, divulga parecer que questionado urnas

Bolsonaro tem indicado que, caso não vença, deve contestar o resultado da votação

Nesta quarta-feira (28), faltando quatro dias para a eleição, o PL, partido de Jair Bolsonaro, divulgou um relatório que contesta a segurança do sistema eleitoral do país. O documento foi preparado no momento em que o chefe do Executivo elevava o tom das críticas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforçava questionamentos, sem qualquer prova, sobre as urnas eletrônicas. Bolsonaro tem indicado que, caso não vença, deve contestar o resultado da votação.

Chamado de “Resultados da Auditoria de Conformidade do PL”, o parecer afirma ter um “quadro de atraso” no TSE em relação a “medidas de segurança da informação”, o que geraria “vulnerabilidades relevantes”. De acordo com o documento, essas falhas podem “resultar em invasão interna ou externa nos sistemas eleitorais, com grave impacto nos resultados das eleições de outubro”.

O TSE sempre rebateu a possibilidade de invasões, dizendo que as urnas eletrônicas não são ligadas à internet, tampouco são conectadas entre si, o que impossibilita qualquer intrusão interna por um hacker, por exemplo

O documento foi produzido pela equipe do Instituto Voto Legal (IVL), contratado pelo PL para fiscalizar a votação, e divulgado hoje pelo vice-presidente da sigla, deputado Capitão Augusto (SP).