PLANO INCLINADO GONÇALVES É INTERDITADO NOVAMENTE PREJUDICANDO POPULAÇÃO E COMERCIANTES
O Plano Inclinado Gonçalves, que liga os bairros Comércio ao pelourinho está novamente parado. Importante meio de transporte para a população, chega a transportar cerca de 10 mil pessoas quando está ativo. O equipamento passou por reformas entre os anos de 2013 e 2015 onde foram investidos mais de R$ 2 milhões, porém, não foi o suficiente para sanar todos os problemas, já que vem sofrendo constantes interdições.
De acordo com Ariston Gonçalves, vendedor de uma loja próxima ao Plano, os comerciantes do local ficam prejudicados com a interdição, pois as vendas têm queda de 50%. Ariston disse que entrou em contato com a prefeitura, mas não obteve respostas de quando voltará a funcionar.
https://www.youtube.com/watch?v=J5rWxVxn60M
Uma atendente de uma lanchonete que não quis se identificar, também criticou a interdição do transporte. “Talvez funcione só para os turistas, e nós (soteropolitanos) somos desmerecedores”. Ela também ressaltou que constantemente é procurada pela imprensa para falar sobre o assunto, mas não acredita que volte a funcionar e relatou descaso da prefeitura. “ Está sem funcionar porque eles querem, quando tem turistas na cidade o Plano Inclinado volta a funcionar”.
Entramos em contato com a assessoria da Transalvador que informou ser da (Secretaria de Mobilidade de Salvador) Semob a responsabilidade do Plano Inclinado. Em contato com a Semob, também nos informaram que o órgão não tem responsabilidade sobre o transporte, nos indicando o número 156, onde nos omitiram informações para o fechamento da matéria.