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26 November 2024
Segundo novas regras, planos de saúde terão prazos para atendimento e resposta a consumidor (Foto: Reprodução)

Planos de saúde terão novas regras para melhorar atendimento

Foram divulgadas nessa sexta-feira (15), novas regras a serem respeitadas pelas operadoras de plano de saúde para melhorar o atendimento aos usuários. As exigências foram publicadas no Diário Oficial da União (DUI) e passam a valer a partir do dia 15 de maio. Entre as novidades, prazos de prestações de informações ao consumidor e obrigatoriedade de implantação de canais de atendimento presencial e telefônico.

A partir de maio, as operadoras devem prestar imediatamente aos benefeiciários, informações e orientações sobre procedimentos ou serviços assistenciais solicitados, esclarecendo se há cobertura ou não. Também determina que a unidade de atendimento presencial a ser implantada pela operadora funcione em horário comercial durante os dias úteis nas capitais dos estados e regiões de maior atuação.

Também serão obrigatórios atendimentos telefônicos 24 horas, sete dias por semana. As operadoras de médio e pequeno porte, e exclusivamente odontológicas deverão ter canal telefônico para atendimento comercial nos dias úteis.

Em relação aos prazos, nos casos em que a operadora não puder dar resposta imediata à solicitação do cliente, a empresa terá um prazo de até cinco dias para responder ao usuário.

As empresas que descumprirem as novas determinações estarão sujeitas a multa de R$ 30 mil. Se a infração resultar em negativa de cobertura, a punição será mais rigorosa. Nesse caso as multas podem variar de R$ 80 a R$ 100 mil.

Por Click Notícias