set 20, 2016
Podas de árvores resultam em recolhimento de 20 toneladas por dia de material vegetal
O serviço de poda de árvores segue com ações em diversos bairros da cidade, com recolhimento, em média, de 20 toneladas diárias de material, o que corresponde a pouco mais de dez caminhões cheios de expurgo vegetal, segundo balanço da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman). Em um mês, esse número chega a pouco mais de 500 mil quilos. Nesta semana, o serviço ocorre nas seguintes regiões: Mussurunga, Mouraria, Praia Grande, Acupe de Brotas, Cidade Nova e Cosme de Farias.
“Realizamos um trabalho com viés preventivo. Além da manutenção de rotina, atendemos também às demandas da população, por meio dos telefones 156 (Fala Salvador) e 199 (Defesa Civil), nesse último caso quando ocorre queda de galhos ou árvores. As ocorrências mais comuns do nosso dia se referem à desobstrução de placas de sinalização de trânsito e rede elétrica, e a retirada de galhos que invadem as fachadas de prédios e bloqueiam postes de iluminação pública”, explica o engenheiro agrônomo e subcoordenador de Manutenção, Welison Quadros.
De acordo com o gestor, o serviço funciona ainda como braço auxiliar no tratamento paisagístico da cidade, além de garantir limpeza e segurança nos bairros. Sobre o trabalho de poda, Welison Quadros faz um alerta à população. “É preciso que as pessoas estejam atentas ao fato de que a remoção de galhos nas proximidades da rede elétrica é uma tarefa perigosa e que exige a presença de alguém habilitado para o serviço. Dessa forma, será possível evitar acidentes, inclusive fatais”.
A Prefeitura executa a poda de árvores em áreas públicas e também realiza ações em comunidades populares. Todo o material recolhido é descartado no Aterro Sanitário
Metropolitano, no Centro Industrial de Aratu (CIA). Em locais considerados nobres e em propriedades particulares, o serviço deve ser realizado pelos proprietários, condomínios e afins.