Data de Hoje
28 September 2024

Polícia “invade” e revista estúdios da Globo em Moscou na Copa da Rússia

A Polícia de Moscou resolveu fazer uma verdadeira revista nos estúdios dos principais canais de TV alocados na Praça Vermelha no país sede da Copa do Mundo. Segundo a UOL, o objetivo das revistas nos estúdios das emissoras de TV é a proteção do presidente Vladimir Putin.

“Por onde o presidente Putin passa, a preocupação é com a segurança, sempre grande. Até os estúdios de TV montados aqui na Praça Vermelha foram revistados hoje. Inclusive o nosso”, informou a apresentadora Renata Vasconcellos no Jornal Nacional”.

A revista feita pela Polícia aconteceu somente porque Putin compareceu na mesma Praça Vermelha, onde ficam alocados os canais de TV do mundo todo, para fazer o lançamento de uma nova escolinha de futebol ao lado dos ex-jogadores Ronaldo, campeão mundial pelo Brasil em 2002, Casillas e Puyol, campeões pela Espanha em 2010, e Lothar Matthäus, vencedor pela Alemanha em 1990.

Renata Vasconcellos no estúdio da Globo na Copa da Rússia (Foto: Reprodução/Globo)
Renata Vasconcellos no estúdio da Globo na Copa da Rússia
(Foto: Reprodução/Globo)

GLOBO USA TRUQUE PARA AUMENTAR ESTÚDIO NA COPA

O cenário do estúdio da Globo na Copa do Mundo na Rússia não é tão grande quanto aparece na TV. Graças a um truque tecnológico usado pela emissora, o espaço aparenta para os telespectadores ser muito maior do que realmente é.

O estúdio da Globo realmente tem uma janela que dá para a Praça Vermelha, ao lado do Kremlin, no coração de Moscou. Mas o restante do cenário se trata de telões laterais, usados para parecer que o espaço é mais amplo. A explicação é simples: os telões simulam o chão do estúdio e, por meio das imagens de câmeras, mostram a continuação do cenário externo que aparece na janela de vidro.

+ Bonner mostra bastidores de Renata ao vivo no JN e a deixa sem graça: “Isso não se faz”

Em um vídeo publicado pela jornalista Fernanda Gentil (veja no final da publicação), que está entre os 200 profissionais que a emissora enviou à Rússia para a cobertura da Copa do Mundo, é possível ver corretamente como o estúdio é feito. Na visão que o público tem em casa, é mais difícil perceber por causa dos ângulos de câmera.

Pela primeira vez desde 2002, os apresentadores da Globo não ancoram os telejornais de rede do hotel onde os jogadores da seleção estão concentrados, mas de um estúdio montado especialmente para o evento. No local, estão sendo utilizadas as mais sofisticadas tecnologias para exibição de realidade ampliada, uma evolução em relação aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. As produções são finalizadas em um controle de produção no Brasil.