Data de Hoje
25 November 2024

Ponte Salvador-Itaparica condenada a não sair do papel; governo da Bahia perde prazos de desapropriações.

Em 2009, já de olho na reeleição, o então governador Jaques Wagner deu uma de esperto e anunciou que a ponte Salvador-Itaparica seria construída por ele no governo de Lula e que a inauguração ocorreria em 2013. Confira na foto Wagner exibindo um poster antigo da Construtora Odebrecht com o que seria o projeto da ponte…“Se essa ponte existisse…

Prometida pelo então governador Jaques Wagner, em 2009,  para ser inaugurada em deembro de 2013, a ponte Salvador-Itaparica parece mesmo condeada a não sair do papel. A mais recente notícia do “mega-empreendimento” mostra que o Governo da Bahia perdeu o prazo de dois decretos de desapropriação de área na região do Comércio, na capital, que caducaram no final de outubro. , com isso, as intervenções não podem ser realizadas.

Os decretos, que foram editados em 2016, venciam em cinco anos. As áreas seriam utilizadas para a construção dos pilares da cabeceira da ponte e dos viadutos que farão conexão com a rede viária de Salvador, informa rnota deste sábado da coluna  “alô alô política”, do jornal Correio.

Com isso, o governo da Bahia só poderá retomar os trâmites da desapropriação em outubro de 2022.

“Agora, resta saber qual o malabarismo que o governo vai fazer para explicar isso à população após tanta promessa em torno da ponte. Pelo visto, o início ou não da obra ficará a cargo do próximo governador”, sustenta a coluna..

Em 13 de dezembro de 2019 o governador Rui Costa bateu o martelo do leilão e aunciou o Consórcio Ponte Salvador Itaparica, integrado por três empresas chinesas, como o vencedor para construir o empreendimento.

(Foto: Governo da Bahia/Arquivo Jornal da Mídia)

Jornal da mídia