Data de Hoje
29 November 2024

Prefeita de Itaparica é denunciada por irregularidades no pagamento do Bolsa Família; doadores de campanha e assessores estão na lista

A prefeitura municipal de Itaparica é novamente alvo de denúncia. Problemas em licitações, de infraestrutura, existência de funcionários fantasmas em hospital são alguns dos problemas que recaem sobre a gestão da atual prefeita, Marlylda Barbuda (PDT).  O morador da Ilha e ativista de controle social, Alexandro Reis da Cruz, procurou a reportagem do PNotícias para relatar mais uma denúncia sobre a administração municipal. A acusação diz respeito à existência de irregularidades no pagamento do Bolsa Família em Itaparica.

“Mulher de vereador, assessores de vereador e da prefeitura, doadores de campanha e ex-candidatos da coligação da prefeita estão recebendo Bolsa Família”, afirmou. De acordo com Alexandro, a fraude foi descoberta por ele ao cruzar informações dos portais da transparência do Tribunal de Contas do Município e do governo Federal.

“Essa técnica de cruzamento de informações é muito usada pelos órgãos de controle, a exemplo da CGU. Assim, quando um funcionário da Prefeitura em cargo comissionado também consta na lista dos beneficiários do Bolsa Família é motivo para acender a luz amarela e pesquisar se esse funcionário realmente preenche os requisitos de pobreza e extrema pobreza exigidos pelo programa de distribuição de Renda Bolsa Família. A partir daí, com essas informações em mãos, parte-se para uma segunda etapa que é uma investigação social. No caso específico da minha denúncia, além do TCM, eu também fui em busca dos arquivos das eleições de 2016 e também achei doador de campanha que recebe bolsa família. Tudo isso mostra de forma cabal que existe na prefeitura um esquema montado para beneficiar pessoas ligadas à gestão em detrimento do povo. São pessoas que recebem salário acima do mínimo e ocupam cargo comissionado e de confiança”, explica.

Alex da Cruz, como é conhecido, promete ir até o Ministério Púbico Federal (MPF) solicitar a instauração de inquérito para investigar os fatos e diz ter convicção de que há outras modalidades de corrupção envolvendo o Bolsa Família. “Vou ajuizar, em desfavor da prefeita do município, uma ação popular pedindo o afastamento cautelar da prefeita, pois as provas são suficientes para mostrar que os atos estão causando grave dano ao erário do governo federal, bem como à própria sociedade”, concluiu. O acusador, inclusive, já provocou o Ministério Público da Bahia, que move ação criminal contra a atual prefeita de Itaparica por crimes contra as finanças públicas e má-gestão.

Constam na lista de recebimento indevido do Bolsa Família em Itaparica, segundo documentos enviados ao PNotícias pelo denunciante:
Andrea Crispina Ferreira Lima – assessora da prefeitura
Cláudia Antônia dos Santos Sá Barreto Roque – assessora da prefeitura
Diana da Paz Neres – assessora da prefeitura
Eduardo Evangelista –  assessora da prefeitura
Erica Julião do Sacramento –  assessora da prefeitura
José Eduardo Magalhães Brandão – administrador distrital
Maria Helena Oliveira Conceição leal – assessora da prefeitura
Monica Santana da Conceição – assessora da prefeitura
Patrícia Cruz de Oliveira – assessora da prefeitura
Rodolfo Valentino Barros Santana – assessor da vereadora Naiana (PRB)
Sabrina de Carvalho Fernandes – assessora da Prefeitura
Tamara Lima Santos – assessora da prefeitura
Weidith Santos do Sacramento – assessor da prefeitura
Leidiane Fernandes Sacramento – enfermeira do município
Adriana Crispiniana – assessora e foi doadora de campanha da prefeita
Adélia Carvalho Nascimento – doadora de campanha da prefeita

Sara Indaia Barbosa Medeiros – esposa do Vereador Paty (PTB)