
Prefeito de Sorocaba é alvo de operação da PF por suspeita de desvio na saúde
Foto: Divulgação/ Polícia Federal
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), e o ex-secretário municipal de Saúde, Vinicius Rodrigues, estão entre os alvos da Operação Cópia e Cola, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (10). A ação visa desmantelar um esquema criminoso voltado ao desvio de recursos públicos destinados à área da saúde.
As investigações tiveram início em 2022, quando surgiram indícios de fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) responsável por administrar, operacionalizar e executar serviços de saúde no município.
Segundo a PF, o grupo teria praticado lavagem de dinheiro por meio de depósitos em espécie, quitação de boletos bancários e transações imobiliárias suspeitas. Como parte das medidas judiciais, foi determinado o sequestro de bens e valores que somam até R$ 20 milhões. Além disso, a OS investigada está temporariamente proibida de firmar novos contratos com o poder público.
A operação cumpriu 28 mandados de busca e apreensão em diversas cidades do estado de São Paulo — incluindo Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco. Um outro mandado foi executado na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia.