Data de Hoje
30 September 2024
Foto: Reprodução

Prefeito diz que governo federal não investe na saúde em Salvador

O prefeito ACM Neto fez hoje (29) um balanço dos investimentos do município na área de saúde. Questionado sobre o assunto durante coletiva de imprensa que apresentou a nova Defesa Civil de Salvador (Codesal) e a Operação Chuva 2016, o prefeito lembrou que capital baiana passou a investir, na atual gestão, 19% do orçamento no setor, contra 15% da administração passada.

Neto destacou ainda que encontrou a Prefeitura com apenas uma UPA em funcionando. Hoje já são cinco administradas pela gestão municipal. Além disso, a Prefeitura começa a construir em 2016 o primeiro Hospital Municipal de Salvador. Sobre a reportagem exibida na noite de ontem (28) no Fantástico, da Rede Globo, ACM Neto afirmou que a matéria revela bem a situação em que se encontra a rede hospitalar estadual de saúde, bem como a falta de repasses federais para o setor.

ACM Neto revelou que o governo federal tem deixado de repassar R$80 milhões para Salvador anualmente, principalmente no que se refere às áreas da média e alta complexidade no atendimento à saúde. “Nós estamos executando acima do teto, chegando a 115%. E o governo do estado não consegue executar o orçamento. Se a gente recebesse esse dinheiro que a União deixa de repassar poderíamos ampliar o credenciamento de hospitais para serviços de oncologia, por exemplo, ou para cirurgias eletivas.

Em contrapartida, o presidente do Democratas em Salvador, Heraldo Rocha, médico pediatra, diagnosticou como falta de gestão continuada do governo do PT na Bahia nos últimos nove anos como a principal causa das cenas dantescas mostradas ontem pelo Fantástico na maternidade Climério de Oliveira, mantida pelo estado. Mulheres em trabalho de parto se acomodavam em cadeiras. Uma delas foi entrevistada pela repórter Cristina Serra. “Isso é resultado da concentração de recursos hospitalares no estado. Esses recursos não transitam pelo Fundo Municipal de Saúde. Por isso que o investimento per capita de Salvador é tão baixo”, explicou Heraldo Rocha.

Click Notícias