Prefeitura de Cipó decreta estado de calamidade após chuva causar estragos
Por conta da situação da cidade, a tradicional Festa de Reis que seria realizada hoje foi cancelado
A prefeitura do município de Cipó, que fica no Nordeste do Estado, decretou estado de calamidade pública nesta terça-feira (5). Segundo o prefeito da cidade, Romildo Ferreira Santos, a chuva que começou a cair na cidade desde às 16h, de segunda-feira (4), acompanhada de trovões, raios e granizo causou “grave perturbação ao funcionamento da comunidade”.
A informação foi publicada no Diário Oficial do Município. Ainda de acordo com a prefeitura, por conta das fortes chuvas, a população sofreu muitas perdas materiais. Além disso, houve danos materiais, econômicos e ambientais no município.
No decreto, Romildo Santos autoriza a mobilização de secretarias para atuar em ações de combate ao desastre e convocação de voluntários. Além de ajudar nos trabalhos, eles vão atuar na arrecadação de recursos junto à comunidade para atender as famílias afetadas pela chuva.
O pessoal da Casa Civil e Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Urbanismo visitarão as casas para atender os moradores prejudicados e verificar se necessidade de evacuação dos imóveis, em caso de risco.
“Nesse momento difícil e de mobilização, vamos disponibilizar assistentes sociais nas localidades realizando relatórios para imediata ajuda aos danos causados pela chuva, conforme determina a Lei de Benefícios Eventuais do município. Quem tiver alguma informação detalhada nos comunique para agilizarmos os trabalhos. A comunicação também pode ser feita através dos comentários. Não estamos medindo esforços para que a cidade se recupere dessa tragédia. Vamos nos unir para ajudar a quem mais necessita nesse difícil momento”, disse o prefeito Romildo através do Facebook.