Prefeitura e Instituto Ayrton Senna fazem parceria para corrigir distorção idade-série de alunos
Convênio assinado nesta sexta-feira (19) visa possibilitar com que, em cinco anos, 28 mil estudantes da rede municipal voltem a cursar série regular
Em cinco anos, cerca de 20 mil estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, da rede municipal de ensino, devem voltar a cursar a série escolar compatível com a idade. Esta é a proposta do Idade Certa – Programa de Regularização de Fluxo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e que conta com a parceria do Instituto Ayrton Senna (IAS) por meio de dois outras ações: Se Liga e Acelera. A assinatura do convênio entre a administração municipal e o instituto foi realizada nesta sexta-feira (19), em cerimônia no Hotel Fiesta, no Itaigara, pelo prefeito ACM Neto, secretário municipal da Educação (Smed), Guilherme Bellintani, e a presidente do IAS, Viviane Senna.
“A nossa intenção é praticamente zerar a quantidade de alunos que estão atrasados em nossa rede. Muito desse atraso deriva de um problema histórico da própria rede, por falta de presença, de assistência, de acompanhamento da rede municipal de educação. É preciso dar um tratamento diferenciado sempre que possível para essas crianças, para que voltem à série onde devem estar e que possam aprender realmente com qualidade. A parceria com o Instituto Ayrton Senna realmente será um ganho para Salvador, pois já tem experiências exitosas com muitas cidades brasileiras e exemplos muito bons de sucesso nesse sentido”, salientou o prefeito ACM Neto.
De acordo com Viviane Senna, a Educação é uma política estratégica de desenvolvimento não apenas social, mas também político e econômico de um país. “O país que não dá Educação à população paga muito caro como a gente está vendo uma prova clara disso. Salvador está com esse compromisso de todas as suas crianças darem certo, e aquelas que não tiveram esse direito assegurado vão passar a tê-lo agora, através de um atendimento especializado que faça com que elas acelerem e alcancem a linha de chegada vitoriosas, como elas merecem”, ressaltou.
Funcionamento – Tendo iniciado no ano passado como ação-piloto, o programa tem como objetivo alfabetizar e corrigir o fluxo dos alunos com distorção idade-série matriculados do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino com garantia de aprendizagem e saltos nas séries. A ideia é garantir o sucesso do estudante através da gestão eficiente do processo educacional, tanto no âmbito da escola quanto no da Secretaria de Educação.
Por meio do Se Liga, serão alfabetizados alunos que não sabem ler e que estejam com distorção idade-série, matriculados do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. No quesito material didático, o professor recebe quatro livros: Português, Matemática,
Meio Ambiente e o Livro do Professor. Já os alunos recebem dois livros: Língua Portuguesa e Matemática. O acompanhamento é feito considerando alguns aspectos, como capacidade de localizar informações explícitas/realiza inferências em textos longos; localizar informações explícitas em textos curtos; realizar leitura de palavras e/ou frases ou ainda não lê.
Já o Acelera vai beneficiar alunos alfabetizados dos 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental para que consigam retornar ao fluxo escolar. O material didático conta com um conjunto de quatro livros subdivididos por unidades temáticas significativas para o aluno.
Uma das estudantes que fazem parte da ação é Keise Santana, de 12 anos, que cursa o 4º ano do Acelera na Escola Municipal Padre Manoel Correia de Souza, em Mussurunga. Com essa idade, ela ainda estava no 3º ano e não conseguia ler nem mesmo um gibi. “Aqui no Acelera consegui ler meu primeiro livro. Aprender a ler é poder ver o mundo com outros olhos. Aqui eu consegui, com a ajuda da professora e dos colegas, ler mais livros e entender os textos com mais facilidade. Compreendo o que leio e o que vejo nas notícias na televisão. Posso ajudar meus amigos também quando eles têm dificuldade”, depôs.