Prefeitura inicia venda de bilhetes para linhas exclusivas dos circuitos da folia
Os usuários do sistema especial montado para a folia poderão deixar os veículos estacionados nos próprios estabelecimentos comerciais, enquanto seguem para os circuitos oficiais. A medida mantém o automóvel em segurança e, consequentemente, garante uma diversão despreocupada no Carnaval para o folião. Nesse caso, não é cobrada tarifa de estacionamento.
“É um serviço de sucesso e com experiências bem sucedidas em 2015, quando 20 mil pessoas foram atendidas. No ano passado, realizou o traslado de 50 mil passageiros. A meta para 2017 é dobrar este número, alcançando 100 mil usuários. Esse tipo de serviço contribui para a melhora da mobilidade na cidade e o usuário passa a ter mais conforto e segurança”, explica o titular da Semob, Fábio Mota.
Funcionamento – Entre os dias 23 e 28 de fevereiro, 55 ônibus estarão à disposição da população, entre 13h e 6h, com saídas a cada 15 minutos para levar e trazer as pessoas aos circuitos de forma contínua. As linhas sairão do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping com destino aos Barris (Centro), Barra e Ondina, sem paradas no percurso.
“O mesmo cartão pode ser utilizado para conduzir diversas pessoas, contanto que seja realizada a recarga compatível com o número de usuários”, diz Mota, lembrando que um único cartão de acesso pode ser abastecido com múltiplas cargas de R$ 10 (cada trecho, ida ou volta) e compartilhado com outros usuários. Além disso, a aquisição do cartão permite estacionamento do veículo em um dos shoppings, sem custo adicional.
Trânsito Livre – Além da venda do Expresso Carnaval, o Salvador Shopping também funcionará como ponto exclusivo para entrega de credenciais de trânsito a moradores do entorno dos circuitos, empresas e órgãos públicos relacionados com a organização da festa. Ao todo estão sendo distribuídos 64 mil adesivos para 32 mil residências (dois por unidade). Os moradores podem consultar o status de entrega da credencial no site www.mobilidadenocarnaval.salvador.ba.gov.br.
“Este ano o controle será ainda maior na distribuição dos adesivos, visto que todos foram enviados via Sedex. Portanto, temos o registro de todos que receberam, além do código de barras identificando ainda o endereço do beneficiário que recebeu o material. Em campo, os agentes contarão com equipamentos capazes de realizar a leitura do código, de forma a identificar se o equipamento está sendo utilizado de forma indevida por um usuário sem direito. Constatada a fraude, o veículo será recolhido e o proprietário não terá acesso ao adesivo no próximo ano”, informa o titular da Superintendência de Trânsito (Transalvador), Fabrizzio Muller.
Click Notícias