Prefeitura instala primeiro abrigo de ônibus sustentável
Com flores, grama e plantas, modelo promete diminuir temperatura e aumentar umidade. Além de atrair pássaros e borboletas
A partir desta segunda-feira (25), quem passar pela rua Arthur Azevedo Machado, no Stiep, vai conferir o primeiro ponto de ônibus sustentável da cidade.
Idealizado pela Secretaria Municipal Cidade Sustentável (Secis), o abrigo foi repaginado com a implantação de grama, plantas ornamentais e flores da espécie Alamanda, também conhecida como Dedal-de-Dama.
Segundo um estudo da Universidade de São Paulo (USP) a temperatura no topo dos edifícios com jardim suspensos, como o do Ponto Verde ficou, pode diminuir em até 5,3°C. O modelo ainda pode levar a um ganho de 15,7% em relação à umidade relativa do ar, assim como atrair pássaros, borboletas e outras espécies.
“Temos planos de fazer o mesmo em outros locais, mas ainda não tem meta estipulada. Esse vai ser referência, ponto de partida”, disse o Secretário de Cidade Sustentável, André Fraga.
O ponto do Stiep foi escolhido como pioneiro porque é um modelo clássico de salvador, projetado pelo arquiteto João da Gama Filgueiras, o Lelé, e não contava com área verde próxima.
Além da vegetação, o ponto de ônibus pioneiro conta com uma biblioteca do projeto Livros Livres, que incentiva a troca gratuita de livros, e um paraciclo.
A prefeitura tem planos de instalar o modelo verde de remodelação em postos da Polícia Militar e sedes de repartições públicas.