Prefeitura realiza projeto para profissionalizar mães de filhos com deficiência
O projeto ‘Empreender é com Elas’ acontece no próximo sábado no Parque da Cidade
Foto: Vitor Santos / Sempre
A Prefeitura de Salvador lança no próximo sábado (11) o projeto ‘Empreender é com Elas’, iniciativa da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), que visa profissionalizar mães de filhos com deficiência que participam de associações ou ONGs atendidas pela pasta.
O evento ocorrerá no Espaço Colabore, no Parque da Cidade, das 8h30 às 11h30.
A ação ocorre em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira, 8 de março, levando em conta que grande parcela de mulheres que se tornam mães de filhos com deficiência ficam impossibilitadas de concluir os estudos e ter uma carreira profissional, pois precisam dispensar total dedicação ao cuidado de seus filhos.
“Precisamos pensar em políticas públicas para porem fim a diversos dilemas que afligem essas mulheres. Problemas que vão desde baixa autoestima, depressão, ansiedade até a ausência de apoio familiar. Essas mães, por vezes, convivem com a árdua tarefa de conciliar o cuidado do filho com deficiência com o sustento da casa. Porém, com a garantia de direitos, podemos auxiliar na construção da independência dessas mulheres”, frisou Júnior Magalhães, secretário da Sempre.
A meta, explica o gestor, é firmar parcerias para a implementação de cursos com associações ligadas aos direitos de pessoas com deficiência, a exemplo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador (Apae), Associação de Microcefalia e Acolhimento com Empatia (Amae), Associação De Mães, Amigos e Pais Extraordinários (Amape), Associação Baiana dos Deficientes Físicos (Abadef) e Ser Down, dentre outras.
O objetivo é que essas mulheres possam empreender nas áreas de alimentação, confecção de bijuterias, doces e salgados, corte e costura, artesanato e outras de interesse.
As atividades serão realizadas em parceria com outras secretarias da Prefeitura de Salvador. Cada turma terá até 30 alunos, com três meses de formação teórica e prática, e aulas nas modalidades presencial e educação a distância (EAD).
Cronograma de atividades
Março: três oficinas práticas na área de culinária ofertadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec);
Abril: oficinas sobre os primeiros passos para empreender ofertadas pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis);
Maio: palestras de autoestima e autocuidado ministradas pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ