Data de Hoje
23 September 2024

Presos estão sendo ‘comidos vivos’ por doença infecciosa

Trinta presos da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc), em Boa Vista, estão internados no Hospital Geral de Roraima (HGR) com uma doença infeccionsa que está provocando feridas e “corroendo” a pele dos custodiados. O surto da doença chamou a atenção de autoridades e órgãos de proteção de Direitos Humanos. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Roraima e a Defensoria Pública do estado denunciam que a unidade prisional não tem condições de higiene e os detentos vivem em meio à superlotação e falta de atendimento médico. O Ministério Público de Roraima (MP-RR) já pediu a interdição parcial da penitenciária. As informações são do Jornal Extra

Os casos da doença infecciosa foram confirmados após uma visita da Defensoria Pública e de integrantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB Roraima ao Hospital Geral de Roraima (HGR), para onde os presos estavam sendo levados, e à penitenciária.

No hospital, os integrantes dos órgãos públicos encontraram presos internados com doenças respiratórias e na pele. Segundo a defensoria, alguns presos já não conseguem mais andar ou dobrar as pernas devido ao inchaço e feridas, causadas por uma bactéria. Alguns detentos também foram diagnosticados com tuberculose e outros com suspeita de hepatite.

“Após a realização de uma série de protocolos de saúde pela equipe médica do Pronto Atendimento Airton Rocha, foi constatado que as múltiplas lesões nas mãos e nos glúteos com características infecciosas, acompanhados de conteúdo purulento nos pacientes, são decorrentes de piodermite, uma infecção de pele causada por bactérias oportunistas, que ocorre quando já há uma lesão de pele do tipo escabiose”, informou em nota.