Data de Hoje
27 September 2024

Previdência: relatório final que será apresentado nesta terça deixará de fora estados e municípios

BRASILIA — O relatório final dareforma da Previdência, que será apresentado na comissão especial da Câmara que analisa a matéria, nesta terça-feira, deixará de fora estados e municípios . Segundo o líder do PSDB, deputadoCarlos Sampaio (SP), os governadores não têm força para virar votos a favor da proposta — uma exigência dos líderes dos partidos.

Quer saber quanto tempo falta para você se aposentar Simule aqui na calculadora da Previdência

Em uma crítica aos estados governados pelos partidos da oposição que resistem a defender a reforma, ele disse que faltou “sensibilidade” para perceber a importância da mudanças nas regras da aposentadoria para os entes federados.

— Eles (os governadores)  estão demonstrando que não têm força para garantir os votos necessários de todos aqueles que são dos seus estados. Eles não se envolvem de uma forma direta porque não têm essa força para garantir esses votos e, sem isso, eles não participam da reforma, portanto estão fora — destacou Sampaio, após deixar a reunião com um grupo de governadores, na residência do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Segundo ele, até mesmo a inclusão dos governos regionais na reforma, durante a votação no plenário da Câmara dos Deputados, é incerta:

— Se houver consenso, e os governadores tiveram a certeza de exercitar suas lideranças para que os seus deputados votem a favor, nós podemos incluir no plenário.

Inclusão de estados no plenário

O relator da reforma, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), também deixou a reunião sinalizando que não existe acordo com os governadores e que o melhor procedimento para incluir estados e municípios na reforma seria  durante a votação da proposta no plenário.