Data de Hoje
1 December 2024

Procon divulga lista de agências de viagem e companhias aéreas mais reclamadas

O Procon estadual de São Paulo elaborou um ranking de agências de viagem e de companhias aéreas com maior índice de reclamações entre janeiro e setembro de 2014. Entre as agências de viagem, a Decolar.com é responsável por cerca de 37,3% das reclamações e resolve 76% dos casos.

A CVC ocupa a segunda posição, com aproximadamente 22,3% das demandas, mas não resolve 48%, o segundo pior índice, atrás apenas da empresa Booking.com, que deixa de solucionar 58% das reclamações registradas no Procon-SP.

No ranking das companhias aéreas, TAM e VRG (Gol), a segunda mais reclamada, respondem por 71% dos casos. O índice de solução mais baixo, 61%, é da Azul, que ocupa o quarto lugar.

Em ambos os rankings, os principais problemas encontrados, 74% dos casos, referem-se a problemas com cobrança, serviço ou contrato.

Nas tabelas, veja a quantidade de reclamações e índice de solução de cada uma das empresas:

EMPRESA NÚMERO DE QUEIXAS ÍNDICE DE SOLUÇÃO

Decolar.com

251

76%

CVC Brasil

150

52%

B2W Viagens e Turismo

82

89%

TAM Viagens

51

56%

Hotel Urbano

47

71%

Edestinos.com.br

35

65%

Viajanet

35

56%

Booking.com

22

42%

Companhias aéreas

EMPRESA NÚMERO DE QUEIXAS ÍNDICE DE SOLUÇÃO

TAM

252

70%

Gol

228

75%

Oceanair

111

70%

Azul

68

61%

American Airlines

17

63%