Procon divulga lista de agências de viagem e companhias aéreas mais reclamadas
O Procon estadual de São Paulo elaborou um ranking de agências de viagem e de companhias aéreas com maior índice de reclamações entre janeiro e setembro de 2014. Entre as agências de viagem, a Decolar.com é responsável por cerca de 37,3% das reclamações e resolve 76% dos casos.
A CVC ocupa a segunda posição, com aproximadamente 22,3% das demandas, mas não resolve 48%, o segundo pior índice, atrás apenas da empresa Booking.com, que deixa de solucionar 58% das reclamações registradas no Procon-SP.
No ranking das companhias aéreas, TAM e VRG (Gol), a segunda mais reclamada, respondem por 71% dos casos. O índice de solução mais baixo, 61%, é da Azul, que ocupa o quarto lugar.
Em ambos os rankings, os principais problemas encontrados, 74% dos casos, referem-se a problemas com cobrança, serviço ou contrato.
Nas tabelas, veja a quantidade de reclamações e índice de solução de cada uma das empresas:
EMPRESA | NÚMERO DE QUEIXAS | ÍNDICE DE SOLUÇÃO |
Decolar.com |
251 |
76% |
CVC Brasil |
150 |
52% |
B2W Viagens e Turismo |
82 |
89% |
TAM Viagens |
51 |
56% |
Hotel Urbano |
47 |
71% |
Edestinos.com.br |
35 |
65% |
Viajanet |
35 |
56% |
Booking.com |
22 |
42% |
Companhias aéreas
EMPRESA | NÚMERO DE QUEIXAS | ÍNDICE DE SOLUÇÃO |
TAM |
252 |
70% |
Gol |
228 |
75% |
Oceanair |
111 |
70% |
Azul |
68 |
61% |
American Airlines |
17 |
63% |