Procura por crediário cresce 49% este ano por causa da crise
O crediário é uma das opções de crédito mais antigas do Brasil, e tem se tornado um companheiro dos consumidores. De acordo com levantamento da MultiCrédito, comparado ao mesmo período no ano passado, a procura pela modalidade aumentou 49% nos primeiros meses de 2016.
O vice-presidente comercial da MultiCrédito, Flávio Vaz Peralta explica o aumento da procura dos brasileiros. “O crediário é uma presença constante na vida do brasileiro. Em um momento de crise, quando há um aumento na taxa de desemprego, ele se fortalece”, afirma.
Peralta explica que para realizar compras no cartão a pessoa deve ter vínculo com algum banco. No carnê, só é preciso comprovar a renda.
Para o educador financeiro Arthur Lemos “o seu público-alvo são as pessoas que trabalham no mercado informal e que, mesmo sem ter renda comprovada, têm poder de compra”, explica sobre o crediário.
Para ser aprovada a compra pelo carnê, a loja faz uma análise completa do crédito do consumidor, que não pode estar com o nome negativado, para conferir se ele pode honrar o compromisso.
Antes de fechar o negócio é importante analisar as taxas de juros para ter a certeza de que o valor cabe no orçamento. A taxa média de juros cobrada pelas lojas que têm crediário é de 4,98% ao mês.