Quiz dos políticos: você sabe quais políticos estão presos e quais estão em liberdade?
Os acordos de delação premiada, decisões judiciais e também as operações da Polícia Federal e do Ministério Público têm levado e tirado muitos políticos de cadeias do país. Com tantas idas e vindas, as pessoas se confundem e não lembram mais quem está preso ou solto. Por isso, o jornal EXTRA foi até o Centro do Rio para descobrir se os cariocas sabem quais políticos estão atrás das grades e quais ganharam a liberdade.
A única unanimidade nas respostas do quiz foi em relação a Sérgio Cabral. Todos os entrevistados garantiram que o ex-governador do Rio está atrás das grades. Preso em novembro de 2016, Cabral já soma nove condenações e pena de 197 anos e 11 meses.
Já decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) acabam confundindo algumas pessoas:
— Gente, jura que o José Dirceu foi solto? Eu não estava sabendo — diz, espantado, o vendedor de sorvetes José Maria Silva, de 43 anos, sobre o ex-deputado e ex-ministro-chefe da Casa Civil, solto em junho deste ano após passar um mês preso em Brasília.
Muitos cariocas também ficam indecisos quando o assunto é prisão domiciliar, como é o caso de Paulo Maluf, ou com a concessão do benefício do regime semiaberto dado ao ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, um dos condenados da Operação Lava Jato.
— Ele está preso, né? Não? Então foi levado para casa? Já nem sei mais — questiona, aos risos, a implantista Roseane Costa, de 34 anos, quando o nome de Cerveró é citado.
Os outros nomes do quiz são o ex-governador do Rio Anthony Garotinho; a ex-primeira dama Adriana Ancelmo, mulher de Cabral; o empresário Eike Batista; o líder afastado da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Jorge Picciani; o ex-deputado federal Eduardo Cunha; e o ex-parlamentar Roberto Jefferson, famoso pelo escândalo do mensalão.