Roubos de veículos em Salvador caem 19,5% no mês de janeiro
O mês de janeiro deste ano em Salvador obteve um registro de queda de 19,5% de roubo a veículos, comparando com o mesmo mês em 2018. Ao todo foram registradas 466 ocorrências da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) no ano passado, contra 375 neste ano.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o delegado José Nélis Araújo, titular da DRFRV, informou que ações como prisão de quadrilhas especializadas em adulteração de veículos, como modificação de numeração de chassis e em desmanche de carros permitiu que houve esse decréscimo no mês anterior.
“Temos atuando forte no combate a esses grupos criminosos, inclusive desbaratamos um que levava carros roubados em Salvador para Jequié. Só nessa ação prendemos cinco pessoas e encontramos nove veículos com suspeitos de adulteração e/ou roubo”, explicou o titular da DRFRV.
De acordo com Nélis, uma outra operação próxima ao Jockey Clube de Lauro de Freitas resultou no desmanche central de clonagem de veículos. Nesta ação dois homens foram presos e três veículos recuperados, sendo eles um Fiat Uno, um Fiorino e um Hiunday HB 20.
O major Cristiano Paraíso, comandante da Operação Apolo da Polícia Militar, sinalizou em em janeiro de 2019 houve abordagem de 3.733 carros, 2.065 motos e 145 táxis. Além disso, a unidade especializada recebeu, do dia 25 de janeiro, o prêmio da SSP de vencedora na redução do tempo resposta para atendimento de solicitação das ocorrências.
“Foi um excelente reconhecimento à toda a tropa, que recupera diversos veículos, muitos deles sem seguro, no seu trabalho diário, de pessoas que não possuem condições de pagar por isso”, explicou o major.