Data de Hoje
25 November 2024

Rui cogita disputar vaga de deputado e abrir espaço para o PP; Otto sai do sério com ideia

A conta não fecha 

Está cada vez mais difícil para o PT fechar uma equação com o senador Otto Alencar (PSD) e com o vice-governador João Leão (PP) dentro do mesmo arco de aliança. De acordo com fontes do Palácio de Ondina, todas as tentativas de acordo têm fracassado. O vice jura de pés juntos que os petistas se comprometeram em deixá-lo assumir os últimos nove meses do Governo da Bahia. Rui e o senador Jaques Wagner (PT), porém, não admitem abertamente o acordo, pois sabem que Otto não digere a ideia.

Renúncia ou Licença? 

Mesmo cientes da dificuldade, Rui e Wagner procuraram Otto para uma sondagem. Deram ao senador duas opções. Na primeira, Rui renunciaria ao mandato e se candidataria a deputado federal. Na segunda, o governador se licenciaria do cargo e Leão assumiria interinamente. Nesta última opção, Rui explicou a Otto que, caso Leão os traísse, ele voltaria ao cargo e destituiria o vice.

Indigestão 

Otto reagiu muito mal à conversa e foi categórico: não aceita nenhuma das duas propostas. Com o fim das coligações, o PP do vice é hoje o principal adversário do PSD no estado. E Otto não aceita de jeito nenhum João Leão no Palácio de Ondina. Nem que seja por “apenas” nove indigestos meses.

A viagem 

O governador Rui Costa está prestes a finalizar sua viagem por países da Ásia e Europa, mas, de concreto, nada trouxe para o estado. Entre reuniões e visitas, o resultado foi no sentido de conversas para instalação de fábricas e discussão sobre parcerias e interesse de investidores. Contudo, sem martelo batido. Nos corredores, parlamentares ainda comentaram que a agenda não contou nem com encontro com autoridades mais robustas dos países visitados. Os mais ácidos ainda questionaram: “Será que não era mais fácil fazer uma viagem de turismo”? Perguntar não ofende.

Na conta do povo 

Além de Rui, quem também está em viagem oficial é o vice João Leão, que foi para Portugal e França. Juntas, as missões de Rui e Leão custaram, somente em diárias, a bagatela de mais de meio milhão de reais.