Data de Hoje
8 September 2024
Foto reprodução

Rui Costa garante 20 mil policiais toda Bahia durante o carnaval

O governador Rui Costa apresentou hoje pela manhã o esquema de segurança para o carnaval de Salvador. O evento aconteceu no no Hotel Fiesta, no bairro do Itaigara. De acordo com o governo, serão 20.559 homens e mulheres da PM atuando em Salvador e em cidades do interior onde a folia acontece. O efetivo policial estará distribuído em patrulhas, 46 portais de abordagem, 185 postos elevados de observação, 15 comandos de área, 44 postos de comando, sendo 14 integrados com a Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros.

Além disso, o esquema de segurança terá apoio operacional de viaturas, cavalos, além de helicópteros e aviões do Grupamento Aéreo da PM, responsável por policiamento ostensivo e atendimento a casos de urgência. “A cada ano temos conseguido aportar tecnologia na segurança pública. Com o funcionamento, neste ano, da central de monitoramento, todas as imagens do carnaval estarão reunidas lá, a tendência é que o monitoramento melhore”, apontou o governador Rui Costa.

Durante a coletiva o governador também criticou o dia extra acrescentado à folia na capital baiana.  “O Carnaval, como todo grande evento, é planejado com meses de antecedência, inclusive a segurança. Não podemos ficar alterando dez dias antes do evento, precisamos nos tornar mais profissionais”, declarou.

Segundo o petista, o montante de R$ 43 milhões investidos na Operação Carnaval não abrange o dia extra, que acontece nesta terça-feira (21) no Farol da Barra. Questionado sobre o assunto, o secretário de Segurança, Mauricio Barbosa, ressaltou que o dia extra será mantido pela prefeitura com o patrocínio privado. “Vamos torcer para que saia como foi planejado”.