Salvador bate recorde e amanhece com 96 pessoas aguardando regulação, diz Léo Prates
Taxa de ocupação geral dos leitos da capital baiana é de 83%
A fila da regulação de pacientes covid-19 que aguardam vagas em leitos de UTI bateu um novo recorde Salvador. Segundo o secretário municipal de Saúde, Léo Prates, a capital baiana amanheceu com 96 pessoas à espera de internação nesta terça-feira (2). A informação foi divulgada durante entrevista ao programa Nova Manhã Salvador, da rádio Nova Brasil FM.
Em Salvador, dos 1.059 leitos ativos, 878 estão com pacientes internados. A taxa de ocupação geral é de 83%. A taxa de ocupação da UTI adulto é de 83% e a pediátrica 67%. Os leitos clínicos adultos estão com 85% e o pediátrico com 76% de ocupação.
“O cenário é o mais duro que nós enfrentamos na pandemia. Estamos correndo para expandir o sistema, mas precisamos da colaboração da população. Estamos em pré-colapso. Recorde absoluto de pessoas aguardando internação hoje. Ontem, fiquei assustado com 90 pessoas esperando. Hoje, começamos com 96, mesmo batendo recorde de pessoas reguladas nas UPAs. Regulamos ontem 68 pessoas e ainda temos essa quantidade. É algo inacreditável”, definiu Prates.
O titular da SMS reforçou que novos leitos são abertos na capital baiana, mas voltou a pedir que a população cumpra com as regras sanitárias. “Toda a expansão que nós planejamos está em execução. Não sei se o sistema de saúde vai suportar até sexta-feira. As medidas restritivas levam cerca de 15 dias para começar a surtir efeito. Na prática, só começaríamos a sentir os efeitos na sexta à noite. A tendência é de que terça, quarta e quinta seja o pior momento para nós”, explicou.