Salvador continua sofrendo com a falta de limpeza da cidade; entenda
Fotos: Marcele Correia
Recebemos, diariamente, denúncias sobre as empresas terceirizadas, que prestam serviço a prefeitura de Salvador. Seja a Torre, Revita ou Viva; tais empresas não cumprem o horário de coleta e, ao recolher o lixo, deixam os rastros de sujeira por onde passam, sem contar com os diversos bairros com ruas sem varrer durante meses.
Todo esse serviço mal feito pelos funcionários da limpeza só pode haver uma explicação: estas empresas atrasam os salários dos empregados, não oferecem boas condições de trabalho, não disponibilizam uma quantidade maior de carros para recolhimento do lixo da cidade – que é a terceira maior do Brasil. O SINDILIMP-BA, atualmente, está lutando por melhores condições de trabalho para a categoria.
Nossa equipe passou por alguns trechos onde o lixo é frequente e estão sempre espalhados nas calçadas. Todos os moradores, sejam estes de qualquer um dos bairros que sofrem com a deficiência das empresas responsáveis pelo lixo, confirmam que as mesmas deixam de recolher em alguns dias da semana.
Bairros como:
Liberdade, toda a Suburbana, Largo do Tarque, Baixa do Fiscal, Calçada, Pau da Lima, Brotas; São algumas regiões onde existem focos de mosquitos, moscas, ratos e lixos que se acumulam.
Em alguns bairros, o lixo deixa de ser recolhido pela falta de mais caminhões e trabalhadores nas ruas.
Os trabalhadores da limpeza evitam, de várias formas, que se alastrem doenças na cidade: trabalham mais de 12 horas – recolhendo lixo sem proteção adequada, podendo contrair doenças para si -, recebem baixos salários, são maltratados, e as vezes não têm direito a diálogo.
A população paga seus impostos, regularmente, e não está nem um pouco satisfeita com a administração das empresas terceirizadas de limpeza, que estão prejudicando toda a capital com sua falta de respeito aos funcionários e soteropolitanos.
A cidade de Salvador tem crescido em obras, porém, o problema maior na administração da Prefeitura são as empresas terceirizadas de lixo, que não estão cumprindo com seu dever.
Por: Mara Silvany / Click Notícias