Data de Hoje
21 September 2024
Foto: Reprodução

Se a eleição fosse hoje ACM Neto venceria o PT com 67,7%

O senador Walter Pinheiro (PT) aparece com 3,2% das intenções de voto, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) surge com 2,2%

Pesquisa do Instituto Farani sobre as eleições municipais do próximo ano em Salvador dá ao prefeito ACM Neto (DEM) a liderança absoluta do processo sucessório, com 67,6% das intenções de voto na sondagem estimulada (quando o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado).

À pergunta “Se a eleição para prefeito fosse hoje e os candidatos fossem esses em quem você votaria?” 13,6% cravaram brancos e nulos. 4,1% votariam na senadora Lídice da Mata (PSB) e o mesmo percentual no deputado estadual Sargento Isidório, recém-filiado pelo governo estadual no PROS com o objetivo de concorrer à Prefeitura. 4,0% ainda não sabem.

O senador Walter Pinheiro (PT) aparece com 3,2% das intenções de voto, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) surge com 2,2% e o vereador de Salvador Edvaldo Brito (PTB) é lembrado por 1,3% do eleitorado. Na consulta espontânea (quando não é apresentado o nome dos candidatos), 43,5% ainda não sabem em quem votar e ACM Neto aparece com 40,6% das intenções de voto. Branco e Nulo somam 14,7%.

O secretário estadual de Turismo, Nelson Pelegrino, do PT, aparece com 0,4%, seguido do ex-prefeito João Henrique (PR), com 0,2%, do ex-governador Jaques Wagner (PT), atual ministro chefe da Casa Civil, com 0,2%, e de Alice Portugal e do deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB), com o mesmo percentual. Sargento Isidório crava 0,1%, do mesmo jeito que Lídice da Mata e a deputada federal Tia Eron (PRB).

A pesquisa foi realizada na capital baiana entre os dias 24 e 27 de novembro com duas mil entrevistas em 60 bairros (em 20 zonas eleitorais). Sua margem de erro é de 2,0%, para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5 %.

Por Tribuna da Bahia