Data de Hoje
22 September 2024
Secretário de Segurança Pública (Foto Mateus Pereira)

Secretário de segurança pública da Bahia responde críticas de ACM Neto e pede apoio

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, minimizou as críticas do prefeito ACM Neto (DEM), que questionou a permanência do comando da PM nos cargos, citando o aumento da violência no Estado. Em entrevista na rádio Metrópole, nesta terça-feira (22), Barbosa atribuiu a afirmação de Neto a “questões políticas”. “Precisamos de apoio, se for pra fazer somente críticas midiáticas à polícia, não vamos resolver problema nenhum”, disse.

Barbosa cobrou ainda do prefeito apoio para a segurança. “Segurança pública não compete apenas para a polícia, as ações primárias e de prevenção são dos municípios. Vamos cuidar das nossas crianças, adolescentes, para que esses jovens não entrem no crime, no tráfico como temos visto. Aproveitando o apoio que o prefeito tem no Congresso Nacional, para que ajude a implementarmos as medidas que vão ajudar o país. Peço ao presidente da Câmara para movimentar a pauta, descontingenciar os recursos do Ministério da Justiça, 40% dos recursos do governo federal estão contingenciados. Peço a todos que tem condições de ajudar a mudar, vamos ajudar”, declarou.

O secretário também voltou a destacar a falta de apoio do governo federal em relação ao combate a violência. De acordo com ele, a responsabilidade segue “nos ombros dos estados”. “Fazemos 95%. Temos um convênio com o governo federal para o combate ao tráfico de drogas, os estados assinam esse convênio, mas não recebemos um centavo. O governo federal não nos repassa dinheiro há 3 anos”, afirmou.

“É uma infelicidade e não é só desse governo, diga-se de passagem. Faço uma crítica voltando o olhar ao que aconteceu nos últimos 20 anos. Entra governo e sai governo e a gente não vê mudança. Resolvem até coisas imediatas, mas depois esquecem como se o problema não fosse voltar”, acrescentou. (Fonte Bahia Econômica)