SecultBA discute Cidadania e Diversidade Cultural em Debate em encontro
Cidadania e Diversidade Cultural em Debate é tema do terceiro encontro do evento Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais, uma série composta de quatro encontros promovida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), para discutir o desenvolvimento da territorialização da cultura, além de reforçar políticas e diretrizes aos parceiros e à sociedade civil, através de discussão democrática e participativa. O encontro será realizado no dia 08 de junho (segunda-feira), às 19h, no Espaço Xisto Bahia.
O bate papo vai abordar aspectos do desenvolvimento cultural humano, com ênfase na valorização da diversidade cultural do estado e na promoção de uma política cultural democrática e cidadã, na qual a sociedade civil seja protagonista, baseados na valorização e promoção da diversidade artística e cultural baiana, através da participação social na execução, acompanhamento e avaliação das Políticas Culturais do estado. Esses são princípios garantidos na Lei Orgânica de Cultura da Bahia. A edição do Território em Diálogos vai ser mediada pelo Superintendente de Desenvolvimento Territorial, Sandro Magalhães e discutido pela Diretora de Cidadania Cultural da SecultBA, Luísa Saad; pelo professor da UFBA e pesquisador do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Cultura, Beto Severino; pelo gestor cultural, artesão, coordenador do Ponto de Cultura Associação do Culto Afro Itabunense, Lula Dantas; e pelo Diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), Alexandre Santini.
Próximo encontro do Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais – Os encontros acontecem no Espaço Xisto Bahia, desde o dia 25 de maio e vai até 15 de junho de 2015 (semanalmente, às segundas-feiras). No dia 15 de junho o debate será sobre Territórios Culturais. A entrada é franca e os participantes recebem certificados.
Sobre os convidados:
Luísa Saad – Mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisas sobre a formação sócio-cultural do Brasil, abolicionismo, culturas negras e práticas afro-brasileiras. Tem sua vida pessoal e profissional permeada pela militância em defesa das minorias e inclusão das populações em situação de vulnerabilidade através de ações culturais. É professora do ensino médio e superior e atualmente está como Diretora de Cidadania Cultural da Sudecult/SecultBA.
Beto Severino – É professor adjunto da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: história, comunicação e patrimônio cultural. Professor da disciplina Política da Cultura e da Comunicação, e da Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade Memória Social: audiovisual e identidades, da Faculdade de Comunicação, e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia. É pesquisador do Grupo de Estudos multidisciplinares em Cultura CULT e pesquisador associado do Diversitas Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, da Universidade de São Paulo. Atua no campo da História da Cultura.
Lula Dantas – Gestor cultural, artesão, coordenador do Ponto de Cultura “Associação do Culto Afro Itabunense” e membro das comissões estadual e nacional de Pontos de Cultura e do GT Cultura Viva. Integrante do Colegiado do Território de Cidadania Litoral Sul/ Presidente da Câmara Temática de Cultura, membro do Fórum dos Agentes Gestores e Empreendedores Culturais do Litoral Sul da Bahia. Membro do Colegiado Setorial de Cultura afro-brasileira/ CNPC, membro do Colegiado Setorial de Cultura afro-brasileira /CMPC/ Itabuna.
Alexandre Santini – Diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC). Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e mestrando em Cultura e Territorialidades pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Alexandre Santini é ator, diretor teatral e especialista em políticas públicas de Cultura.
Encontro Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais
Cidadania e Diversidade Cultural em Debate
Quando: 08 de junho de 2015, segunda-feira, a partir de 19h.
Local: Espaço Xisto Bahia (Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador – BA)
Quanto: Gratuito
Mais informações: [email protected]
Realização: Sudecult/ SecultBA
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Tel – (71) 3103-3442
Adriana Jacob – (71) 9983-5278 – [email protected]
Maria Luísa Gouveia – (71) 9154-3321 – [email protected]