Data de Hoje
25 September 2024

Segunda etapa de reabertura do comércio de Vitória da Conquista começa nesta segunda-feira

Entrou em vigor, nesta segunda-feira (8), a segunda etapa de reabertura do comércio de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Salões de beleza, tabacarias e floriculturas fazem parte do grupo de estabelecimentos que podem funcionar a partir desta segunda.

A taxa de isolamento social, ocupação de leitos e número de casos da doença foram critérios analisados pela prefeitura para seguir o cronograma de retomada do comércio, previsto em cinco etapas. A primeira etapa aconteceu na última segunda (1º).

A decisão só foi anunciada no final da tarde de domingo (7), após uma reunião. A prefeitura reuniu o comitê gestor de crise e avaliou que é um momento seguro para dar continuidade à segunda fase de reabertura.

Segundo os dados analisados, o município apresentou uma aumento de menos de 10% no número de casos e uma ocupação de menos de 50% dos leitos de UTI. Apesar de o número de casos ter subido de 159 para 262, o número de pessoas curadas também aumentou. Segundo a prefeitura, está dentro da margem de segurança que foi estabelecida.

Por causa disso, nessa segunda fase, os estabelecimentos foram divididos em dois grupos. O primeiro é formado por salões de beleza, barbearias e outras atividades de tratamento de beleza. Estes poderão funcionar de segunda a sexta-feira em horário comercial.

Já o segundo grupo, que engloba tabacarias, bancas de jornais e revistas, e comércio de animais vivos, vai funcionar apenas em um turno, variando conforme o dia da semana.

“Foi feito um plano com um protocolo rigoroso pela Secretaria de Saúde, junto com o Comitê de Crise e o apoio das entidades de classe da cidade. Tivemos também o apoio da comunidade. O comércio está preparado, seguindo rigorosamente todo esse protocolo. Seguindo assim, podemos fazer essa terceira fase e vamos seguindo”, disse Daniel Silva, presidente do conselho superior da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Para seu Gilberto Machado, dono de salão há mais de 20 anos, essa retomada está sendo cheia de cuidados, como o uso de máscara, álcool 70 e esterilização do ambiente e materiais de trabalho. Além disso, também houve alterações na marcação dos horários.

“Com a reabertura de hoje, a gente começa a trabalhar aos poucos, agendando. Se chegar carregadores, deixa um no salão e o outro fica do lado de fora. Higienizar tudo com álcool”, contou Gilberto.

Já para a maquiadora Gleice Alkimin, essa volta ainda não é sinal de comemoração. Como ela só trabalha com demanda de eventos, acredita que esse retorno ainda vai demorar de acontecer.

“Eu acredito que vai demorar mais um pouquinho para retornar. Os eventos, se começarem, serão aos pouquinhos, pequenos. Mas estaremos preparados com todos os cuidados devidos”, comentou Gleice. (G1/BA)