Sem Gol e Uno, fim dos carros populares está próximo; entenda
O mercado automotivo brasileiro sempre foi sedento por modelos que, em nome de um preço menor, eram simples de construir e traziam apenas o básico de equipamentos.
O VW Fusca foi o carro mais vendido do Brasil desde o início da indústria nacional no final da década de 1950 até finalmente passar o bastão para o Gol, lançado em 1980, em meados daquela década. Apesar de terem concepções completamente diferentes, tinham um elemento em comum: foram feitos para serem simples, confiáveis e baratos.
Já no início da década de 1990, com o começo da era do carro popular, a Fiat repaginou o Uno, lançado por aqui ainda em 1984, para deixá-lo ainda mais “básico” e aproveitar uma tarifação menor de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para ser um dos carros mais baratos do Brasil na época. Eram tempos em que ter 50 cv de potência era raro, legislações de segurança e emissões quase não existiam e itens como espelho do lado passageiro e encosto de cabeça eram opcionais.