Data de Hoje
24 September 2024

Seringa vazia? Saiba como não cair nesse golpe, cai quem quer.

A polícia investiga três denúncias de aplicação de vacina em que a seringa estava vazia ou o produto não foi injetado. Os casos só vieram à tona porque foram filmados por parentes. Após uma idosa de 94 anos receber uma dose de ar em Petrópolis, na Região Serrana, na última sexta-feira, a prefeitura mudou o protocolo de imunização na cidade. Os técnicos de enfermagem estão sendo orientados, agora, a mostrar as seringas cheias e, depois da aplicação, elas vazias. Houve casos parecidos no Rio e em Niterói.

Os acusados poderão responder por peculato — crime em que funcionário público age em proveito próprio ou alheio.

A partir da divulgação do vídeo pelas redes sociais, instauramos o procedimento para apurar as circunstâncias da vacinação da idosa. A prefeitura está colaborando bastante com as investigações e, inclusive, já mudou os protocolos de imunização — afirmou o delegado João Valentim, titular da 105ª DP (Petrópolis).

Na imagem, é possível ver que a seringa está vazia. Após a família denunciar o que havia acontecido, a idosa foi vacinado em casa no sábado. A técnica de enfermagem foi convocada a depor na delegacia. Procurada pelo EXTRA, ela não quis falar.

A Prefeitura de Niterói também afastou uma técnica de enfermagem que inseriu a agulha no braço de um idoso no posto do Gragoatá na última sexta-feira e não empurrou o êmbolo. Com a queixa da família, o idoso foi vacinado em casa no mesmo dia.

No Rio de Janeiro, um caso semelhante ocorreu no posto drive-thru no Parque Olímpico, na Barra. Um rapaz, que seria estudante de Medicina, aplicou a agulha da seringa e não empurrou o êmbolo. A família percebeu na hora, e uma outra dose foi aplicada.

A pediatra, alergista e imunologista Fernanda Fagundes, professora de Alergia e Imunologia da Unigranrio, explicou que uma dose de ar pode causar inchaço e dores:

— A vacinação é intramuscular. Então, o que pode ocorrer é dor local e inchaço. Se, por acaso, pegar algum vaso e for injetada uma quantidade em torno de 50 ml de ar rapidamente, aí tem risco de fazer embolia.