Data de Hoje
28 November 2024

SMS promove ação especial alusiva ao Dezembro Vermelho no Farol da Barra

Foto: Bruno Concha/Secom PMS 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza nesta sexta-feira (1º), Dia Mundial de Combate à Aids, uma ação especial no Farol da Barra, a partir das 9h. A atividade dá início à Campanha Dezembro Vermelho – mês que chama atenção da sociedade para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), principalmente aquelas causadas pelo vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

Um estande vai oferecer serviço de testagem gratuita para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de orientações e encaminhamentos para acompanhamento nas unidades da rede municipal. Haverá durante o dia mobilização local, com a participação de organizações da sociedade civil.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, ressalta a importância da cultura da prevenção, e convida a população soteropolitana a realizar testagens para identificação precoce das ISTs. “Estamos iniciando uma forte mobilização neste mês da Campanha Dezembro Vermelho, mas é importante lembrar que durante todo o ano ofertamos testagens gratuitas em nossos postos, além do acolhimento e do acompanhamento especializado. Ressalto também a importância da prevenção, ou seja, o uso do preservativo, como diz o mote da campanha: ‘use camisinha, compre essa ideia’”, orienta.

Acolhimento – De acordo com a gerente executiva da Atenção Especializada da SMS, Helena Lima, em caso de sorologia positiva, a SMS oferece acesso ao tratamento integral em três Serviços Municipais de Assistência Especializada (Semae): Liberdade, São Francisco (Nazaré) e Marymar Novaes (Dendezeiros). A oferta de teste rápido e exame também ocorre nos mais de 160 postos de saúde espalhados nos 12 Distritos Sanitários.

“Nas unidades especializadas, os pacientes são acompanhados por equipes multidisciplinares formadas por médicos infectologistas, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros e assistentes sociais, além de receber de forma gratuita todos os medicamentos necessários para o tratamento”, explica Helena.

Texto: Ascom/SMS