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30 September 2024

Só temos os telefones de nossos usuários, diz diretor do WhatsApp

UOL: Então vocês mantêm esses números de telefones em seus servidores?

Matt Steinfeld: Precisamos dos números, é como elas estarão aptas a conectar no serviço. Se eu entro no WhatsApp e adiciono seu número em meu catálogo de endereços, é como eu estarei apto a achá-lo no serviço. Então sim, o número é algo que precisamos manter, mas é a única informação pedida para usar o WhatsApp.

UOL: Vocês deram os telefones das pessoas investigadas pela Justiça brasileira, então?

Matt Steinfeld: Como disse, não posso falar como ocorreu nessa investigação específica porque está sob sigilo. Desculpe, só podemos falar sobre a abordagem geral.

UOL: Essas decisões da Justiça contra o WhatsApp e o Facebook são comuns em outros países? Nesses casos, como o problema é resolvido?

Matt Steinfeld: Não estou autorizado a comentar sobre outras empresas, mas o que posso dizer, para deixar mais claro, é que o WhatsApp tem um número muito limitado de empregados sediados, todos na Califórnia (Estados Unidos) e não tem escritório no Brasil ou outros países. Isso é tudo o que posso dizer sobre isso.

UOL: O WhatsApp contratou há poucos dias uma assessoria de imprensa no Brasil. Isso é uma consequência do problema que a empresa enfrentou em dezembro do ano passado?

Matt Steinfeld: Como o WhatsApp é muito popular no Brasil, obviamente queremos investir em educar as pessoas em como o produto funciona, os recursos que disponibilizamos e responder a questões da população brasileira. É um dos motivos pelos quais estamos no telefone com vocês hoje (risos). Emitimos um comunicado porque muitos jornalistas brasileiros estão nos procurando com perguntas, e queremos ajudar. Muitas empresas de fora têm assessorias no Brasil, isso não é nada de mais.