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26 November 2024
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Socorro prefeito! Asfalto de má qualidade cria ondulações na pista trazendo prejuízo para motoristas

Um buraco incomoda muita gente. Uma sucessão deles, com elevações, ondulações, remendos e esfarelamento incomoda muito mais. Nem sempre são as crateras que mais irritam os motoristas. Tapa-buraco e recapeamento mal executados bastam para tirar qualquer um do sério. E algumas das principais ruas de Salvador são exemplos da falta de qualidade do asfalto. O carro balança tanto que até parece participar de um rali. Os motoristas não aguentam mais fazer balanceamento, alinhamento e comprar pneus novos.

Existem vários órgãos e entidades para fiscalizar qualquer deslize dos condutores na grande Salvador, quando não é a Transalvador “maquina incansável de multa”, é o governo perseguindo o povo, cobrando impostos altíssimos. Mas quem fiscaliza a prefeitura e o governo?

Motoristas de Salvador são obrigados a alinhar e balancear o carro em dois em dois meses. Segundo informações de um leitor anônimo, houve uma situação que a suspenção do veículo dele foi danificada por causa das ondulações no asfalto. Também não ficam de fora, os acidentes causados pela falta de recapeamento.

Após um período de chuva, se tornou comum em Salvador surgirem grandes buracos nas pistas. Outras situações que fogem do corriqueiro são o asfalto desgastado e com desnível. A qualidade do asfalto que é colocado nas ruas da cidade é de péssima qualidade, além de não suportar água, não está suportando o sol. Nas vias exclusivas para ônibus, são os lugares onde mais se veem ondulações que colocam a vida das pessoas em risco.  “O peso do ônibus e caminhões é que faz a pista ficar assim: com buracos e ondas. E se isso vem acontecendo é a prova que a qualidade do asfalto é ruim. Nós, motoristas, não suportamos pagar tanto imposto e toda hora é uma revisão no carro”, disse o motorista de táxi que roda em Salvador há cerca de 10 anos, Manuel Pereira, de 50 anos.

Segundo informações de um Geotécnica da Universidade Federal da Bahia “associar essas ondulações à base, que é a camada abaixo do revestimento. Nada tem a ver com a chuva. Trata-se de falta de capacidade de carga de pavimento.

“O buraco é um atestado de negligência. Começa assim: se o asfalto deformar mais que o limite calculado, se produz uma trinca, que é o primeiro câncer. Na primeira chuva, a água desce pela trinca. Ela enfraquece a estrutura que é de solo. Na próxima chuva, já se cria deformação. Na chuva seguinte, a água já entra pelas trincas e laterais não protegidas. No próximo ano, aquela deformação vira panela. E na próxima, cratera. E dá-lhe tapa buraco, réplica do tapa buraco e tréplica do tapa buraco. Falta a manutenção do nosso asfalto”, disse o engenheiro patologia de edificações, Jonathan Devanier.

Nossa redação recebeu algumas fotos denunciando a má qualidade do asfalto de Salvador, apelidado pelos soteropolitanos de “asfalto sorrisal”, que derreter fácil. Nossa equipe fez um giro na terceira maior cidade do Brasil, com mais de três milhões de habitantes, que, segundo o do Detran, tem aproximadamente 900 mil veículos, entre carros de passeio, ônibus, motos e caminhões, com um asfalto que não suporta a demanda de carros.

Existe na Prefeitura uma Secretária responsável por fazer a manutenção na cidade, a Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade – SEMAN.

A Lei nº. 8.725, Art. 2º de 29 de dezembro de 2014, diz: A Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade – SEMAN tem por finalidade prover a manutenção, recuperação, conservação dos bens públicos, prédios públicos, equipamentos e espaços públicos, e planejar, supervisionar, acompanhar e fiscalizar os projetos e obras de manutenção no plano de conservação e manutenção de vias públicas, bem como gerenciar e operar os equipamentos de engenharia urbanos nos espaços públicos da Cidade de Salvador.

Confira:

Porém as denúncias, as fotos e filmagens mostram o contrário. Como diz o ditado, “contra fatos não há argumentos”. Esses buracos podem ser vistos em vias de fluxo intenso, como a Bonocô, transversais em Brotas e São Marcos. O condutor precisa segurar bastante o volante do veículo que pneus deslizam em toda a extensão da Orla de Salvador, principalmente na Boca do Rio, em frente ao Multishop.

A rua Melvin Jones, que fica no bairro de Jardim Armação, de acordo com denúncias, se encontra com o calçamento de paralelepípedo completamente esburacado. A Suburbana, Uruguai e Ribeira sofrem com os mesmos problemas.

A chuva e o sol fazem o desgaste natural do asfalto e a falta de manutenção de obras é a responsável por essa situação.

Condutores enfrentam problemas de buracos na ladeira que liga o Largo do Tanque ao bairro Guarani, sentido Liberdade. Existem buracos e desnivelamento que obrigam motoristas a invadirem a contramão.

Nossa equipe encaminhará as denúncias para, a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec) e a Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade – SEMAN.

Vídeo:

 

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