Data de Hoje
27 November 2024
Foto: Divulgação

Técnico do Bahia valoriza manutenção de base e avisa que repetirá esquema de rodízio

Ao retornar ao Bahia para a temporada de 2018, o técnico Guto Ferreira valorizou a manutenção de uma base do elenco que ele comandou durante a sua primeira passagem entre 2016 e 2017.

Para ele, manter uma espinha dorsal acelera o processo de montagem do time da próxima temporada.

“O Bahia mais do que nunca começou o ano passado com uma certa base, conseguiu agregar valores importantes dessa espinha dorsal e alcançou bons resultados porque isso acelerou o processo. A sequência de uma base faz com que o Bahia possa partir novamente de um ponto importante. Tiveram saídas importantes, mas tem manutenção de mais de 60% da equipe. Você parte de uma espinha dorsal importante”, afirmou em entrevista ao Programa do Esquadrão, da rádio Sociedade.

Em 2018, o Bahia terá as disputas do Campeonato Baiano, Campeonato Brasileiro, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana.

Devido ao recheado calendário, Guto disse que vai repetir o rodízio de atletas como fez nas últimas edições das competições estadual e regional.

“O esporte de alto nível requer, mais do que nunca, força, velocidade e intensidade de jogo. Se você pegar o calendário europeu, pra poder jogar naquela intensidade, com o clima ameno… O clima brasileiro muda de acordo com a região. Você tem viagens continentais no campeonato brasileiro. Voltando a analise, aqueles que estão jogando muito, chegam a 60 partidas. O Bahia atingiu mais de 70 partidas. O percentual a mais é muito grande. Se você não tiver esse rodizio, é meramente desumano você fazer c que o jogador consiga jogar em altíssimo nível 60 partidas no ano”, explicou.

A apresentação do Tricolor está marcada para o dia 3 de janeiro. A estreia da equipe na temporada de 2018 acontecerá no dia 18 de janeiro, às 21h15, na Arena Fonte Nova, contra o Botafogo-PB, pelo Nordestão.

No estadual, o primeiro compromisso será no dia 21 contra o xará do interior, Bahia de Feira, no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, às 16h. Já na Sul-Americana, o time baiano enfrentará o Blooming, da Bolívia, na primeira fase.

O primeiro duelo será no dia 11 de abril, às 21h45, na casa do adversário e a volta acontecerá no dia 8 de maio, às 19h15, em Salvador. (Por Matheus Caldas / Leandro Aragão/ BN)