“Todas as linhas de ônibus de Salvador serão ligadas ao metrô”, diz ACM Neto
Todas as 530 linhas de ônibus que circulam em Salvador serão integradas com o metrô a partir desta quinta-feira (10/8). A informação foi dada pelo prefeito da capital, ACM Neto, na manhã desta quarta-feira (9/8).
Para isso, é necessário que o usuário utilize o SalvadorCard, nas modalidades Meia Passagem, Bilhete Avulso e Vale Transporte. Antes do anúncio desta quinta, a integração com o metrô já contemplava mais de 45% das linhas de ônibus da cidade, estando disponível a cerca de 500 mil pessoas diariamente de acordo com a gestão municipal.
Até que o estudo sobre a integração esteja concluído, a atual tarifa de R$3,60 entre os dois modais será dividida da seguinte maneira: R$1,42 será destinada às concessionárias de ônibus e o restante à empresa que administra o metrô. Para o passageiro, porém, o preço continua o mesmo ainda que com a novidade.
“A tarifa foi realmente um dos problemas. Havíamos estabelecido como premissa que qualquer solução para esse impasse não poderia passar pela ideia de encarecer a tarifa e teria que garantir à população que, com uma mesma passagem, pudesse utilizar o ônibus e o metrô”, explicou ACM Neto.
Integração começa 1ª fase nesta quinta. Veja bairros contemplados:
Na primeira fase, que começa nesta quinta-feira (9), os bairros que passam a ser atendidos são : Alto do Peru, Bom Juá, Sussuarana, Capelinha, Mata Escura, Stiep, Marback, Matatu e Luis Anselmo. 40% do valor da integração vai para ônibus eo restante ficará com a empresa CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pela construção e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. A prefeitura que não haverá aumento na passagem do ônibus.