Data de Hoje
24 September 2024

Trabalhadores da Petrobras protestam em frente da Refinaria Landulpho Alves

Cerca de 100 trabalhadores protestam na BR-110, em frente da Refinaria Landulpho Alves, em São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador, na manhã desta segunda-feira, 3.

De acordo com a Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), os manifestantes bloquearam a passagem dos funcionários da Petrobrás ao local.

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal está no local e acompanha a situação.

Em todo o território nacional, 6.700 trabalhadores próprios da Petrobras aderiram à greve nacional promovida pela Federação Única dos Petroleiros (FUP). São 15 bases envolvidas, em 10 estados.

Demissões

A FUP reivindica a suspensão imediata do programa de demissões de 1.000 funcionários da Fafen-PR, comunicado pela Petrobras e que, segundo a empresa, será iniciado em 14 de fevereiro. As demissões ferem a cláusula 26 do ACT, que determina que qualquer demissão em massa deve ser negociada previamente com os sindicatos, o que não ocorreu.

Além disso, os petroleiros querem que a estatal estabeleça todos os grupos de trabalho (GTs) determinados no ACT para negociar pontos que não foram consensuais entre a empresa e a categoria. Esses pontos, conforme a FUP, envolvem a tabela de turno dos trabalhadores da Petrobras; o banco de horas; o plano de saúde; e a participação nos lucros e resultados (PLR).