Travessia Salvador-Mar Grande descumpre Lei de gratuidade do idoso
Para idosos e pessoas portadoras de deficiência física que desejam atravessar a Baía de Todos os Santos utilizando o Terminal Turístico Náutico da Bahia, conhecido como Terminal Marítimo do Comércio, alguns impedimentos como a dificuldade de acessibilidade e o direito de gratuidade roubado estão sendo problemas constantes.
A equipe do Click Notícias recebeu uma denúncia da dona de casa Maria Conceição, de 66 anos, sobre o transtorno que idosos passaram no último sábado (2), tentando atravessar de Salvador para a Ilha Mar Grande por volta das 10h. Os transportes das lanchas começam a partir das 5h da manhã, mas quem atendente no guichê informou a que os idosos só poderiam usar o direto de gratuidade a partir das 12h, sendo que a senhora Conceição chegou no Terminal duas horas antes. A mesma informou que pagou sua passagem, pois não poderia esperar tanto tempo.
A falta de acessibilidade, os direitos roubados, a precariedade e desconforto das lanchas têm sido motivos de reclamações dos usuários do transporte.
Comissão da infraestrutura do Estado aprovou hoje (5) uma marcação de uma audiência pública com a presença da Agerba para cobrar melhorias no modal.
Nossa equipe entrou em contato com a Agerba, Socicam e Associação nacional de defesa dos direitos dos idosos para informar as denúncias.
Em contato com a Socicam, a empresa enviou a reclamação para o Terminal Marítimo de Salvador, que, até o fechamento da matéria, não enviou uma nota de esclarecimento.
Em resposta a Socicam enviou por e-mail
Assessoria Comunicação Agerba informou a seguinte nota: