Travessia Salvador/Mar Grande é interrompida pela quinta vez na semana
As queixas são diárias em relação a travessia Salvador/Mar Grande pelo sistema marítimo. Neste sábado (20/8), não foi diferente. Em nota encaminhada à imprensa, a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia bradou mais uma vez. Segundo o texto, desde a última terça-feira (16/8), a travessia é prejudicada pela maré baixa. Neste sábado, mais uma vez, o sistema sofrerá uma parada “de três horas e meia”.
De acordo com a Astramab, o sistema iniciou as operações às 5h, mas suspendeu o atendimento às 8h30, retomando-o normalmente às 12h. A travessia vinha registrando movimento intenso de passageiros com destino à Ilha de Itaparica. Mas, com a falta de condições do Terminal de Vera Cruz, na Ilha, em operar com maré baixa, o serviço teve que ser suspenso.
O esperado é que a partir das 12 horas, a travessia opere com 10 embarcações juntamente com embarcações extras, para atender aos passageiros. Os horários normais da travessia são de 30 em 30 minutos. Quando o fluxo de passageiro cresce, o intervalo entre uma saída e outra passa a ser a cada 15 minutos. Hoje o último horário de saída de Salvador será às 19h30, e de Mar Grande, às 18h30.
Para os passageiros da travessia que liga Salvador a Morro de São Paulo, a Astramab informa que o sistema opera normalmente e com boa procura de passagens neste sábado, com previsão de que todos os catamarãs zarpem hoje do Terminal Náutico com lotação completa. A viagem direta de catamarã dura 2h20 e custa R$ 95,20.
Os usuários encontram horários para o Morro de São Paulo às 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. Também operam sem restrições neste sábado as escunas que operam o tour pelas ilhas da Baía de Todos os Santos, que a partir das 9h saem do Terminal Náutico e só retornam a Salvador às 17h30. O passeio pelas ilhas inclui paradas na Ilha dos Frades e em Itparica, com a tarifa de R$ 50.