
UFBA e outras cinco universidades brasileiras são excluídas de lista das mil melhores do mundo
Seis universidades brasileiras foram excluídas do ranking das mil melhores universidades do mundo. O estudo foi divulgado na terça-feira (5) pela publicação britânica Times Higher Education (THE), em referência ao biênio 2017 e 2018.
Além da Universidade Federal da Bahia (Ufba), também ficaram de fora da lista as universidades do Paraná (UFPR), Goiás (UFG), Ouro Preto (Ufop), Santa Maria (UFSM), Lavras (Ufla) e Viçosa (UFV).
Segundo o THE, a avaliação levou em consideração o número de citações em pesquisa, nível de internacionalização e grau de titulação de professores.
Entre as universidades brasileiras, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lideram o ranking, ocupando as posições 251-300 e 401-500, respectivamente.
A mesma pesquisa foi realizada no último ano e a Ufba ficou entre as posições 801 a 980.