Data de Hoje
25 November 2024

UTI PARTICULAR AMANHECE SEM VAGAS PARA PESSOAS GRIPADAS

Os hospitais privados de Salvador começaram a ficar sobrecarregados com o surto da gripe Influenza A, do subtipo H3N2;

Conforme informações obtidas pelo BNews, até às 10h desta segunda-feira (20), 63 pacientes que possuem plano de saúde estão aguardando leito de UTI para a doença. Na quarta (16), a Secretaria de Saúde da Bahia registrou a primeira morte, de uma idosa de 80 anos, que morava em Salvador e não estava vacinada contra a Influenza. No sábado (18) ocorreu a segunda morte. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vítima era um idoso de 84 anos que morava em Colinas de Periperi, região do subúrbio da capital baiana.

Ao todo, até sábado, em Salvador já foram confirmados 170 casos de Influenza, entre variados subtipos. Destes, pelo menos 15 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram hospitalização.

Mais uma unidade dedicada ao tratamento de síndromes gripais foi reaberta pela prefeitura de Salvador nesta sexta-feira (17). O gripário do Pau Miúdo, estrutura com capacidade para até 300 atendimentos diários e montada no Pronto Atendimento Maria Conceição Imbassahy, foi entregue pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário municipal de Saúde (SMS), Leo Prates.

O serviço tem atendimento 24 horas, sete dias por semana, e conta com 12 leitos. Destes, dez servirão exclusivamente para observação clínica de pacientes com H1N1, H3N2 e Covid-19, dentre outros vírus gripais. O prefeito destacou que a administração tem trabalhado, desde o início da pandemia, de forma a se antecipar aos acontecimentos. A estratégia envolve inauguração de equipamentos, realização de testes e promovendo atendimentos imediatos, de modo a evitar um colapso no sistema de saúde.

“Hoje reabrimos o gripário do Pau Miúdo, já temos aberta a unidade dos Barris e vamos colocar em funcionamento os gripários da Ilha de Bom Jesus dos Passos e o de Pirajá. Depois disso, abriremos quantos mais forem necessários”.

Além disso, as Unidades de Saúde da Família (USFs) também entram para acompanhamento dos casos. No total, Salvador conta com 157 unidades de saúde e 18 UPAs.

Bnews

Max Haack / PMS    João Brandão