Data de Hoje
25 November 2024
Após ser desenvolvida, a vacina passa por um período de testes/ Foto: Reprodução

Vacina contra o vírus Zika será desenvolvida em até um ano

Uma vacina contra o vírus Zika, será desenvolvida em até 12 meses, segundo o ministro da saúde, Marcelo Castro, em entrevista nesta quinta-feira (11). O medicamento é uma parceria firmada entre o Instituto Evandro Chagas, no Pará, e a Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

Após o desenvolvimento, a vacina precisa passar por testes clínicos para, em seguida, começar a ser produzida e disponibilizada à população. Essa fase deve durar mais dois anos, totalizando três anos para que todo o processo seja concluído.

Segundo Marcelo, o investimento brasileiro na parceria com os Estados Unidos é de US$ 1,9 milhão para os próximos cinco anos. “Há um grande otimismo de que poderemos desenvolver essa vacina em um tempo menor do que o que estava previsto. Aproximadamente, dentro de um ano, poderemos ter a vacina desenvolvida, podendo ser menos. Depois, vêm os testes e ensaios clínicos e a produção da vacina para poder ser comercializada e aplicada”, ressaltou.

Sábado é o Dia D de combate ao Aedes aegypti em Salvador

Dando continuidade às ações de enfrentamento do mosquito transmissor da zika, dengue e febre chikungunya em Salvador, a Prefeitura, em parceria com as Forças Armadas, realiza neste sábado (13) o “Dia D contra o Aedes aegypti“. Entre 8h e 13h, cerca de três mil profissionais entre militares e agentes municipais de saúde farão uma grande ação educativa com distribuição de folhetos e orientação à população sobre como evitar a proliferação do inseto, simultaneamente, em mais de 60 localidades da capital.

Click Notícias