Data de Hoje
22 September 2024
l (Marina Silva/ Arquivo CORREIO

Vale-Gás 2022: Veja calendário atualizado e próximas datas

O Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, vai promover novos pagamentos do Auxílio Gás em abril. Com ticket médio de R$ 50 em fevereiro, o valor deve subir em abril, após nova correção do preço do gás. O Vale-Gás nacional usa como base sempre a metade do preço nacional do botijão de 13Kg, medido pela ANP.

O governo visa minimizar os impactos decorrentes da alta inflação do gás de cozinha, que atingiu quase 37% em 2021 e que tem previsão de novas altas em 2022. Em fevereiro, os pagamentos chegaram para 5,58 milhões de brasileiros de 14 a 25 de fevereiro.

Aprovado no ano passado com primeiro pagamento em dezembro de 2021, o benefício é destinado para a compra do botijão GLP de 13Kg e será pago juntamente com a folha do Auxílio Brasil, com crédito do valor na conta do Caixa Tem.

Ainda, em dezembro do ano passado, o governo antecipou o primeiro pagamento do vale-gás para famílias de 100 municípios atingidos pelas chuvas nos estados da Bahia e Minas Gerais, cidades que decretaram estado de calamidade pública. Para esse grupo o saque do benefício ficou disponível em 27 de dezembro.

Vale-Gás terá pagamento a cada 2 meses

O vale gás nacional será pago de forma bimestral (a cada dois meses) no valor corresponde a 50% da média do preço do botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo (GLP). O reajuste do valor será feito antes de cada pagamento por meio de levantamento realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A ANP anunciou preço médio de R$ 113,54 para o GLP de 13Kg no Brasil durante o período de abril. O próximo pagamento começa na quinta-feira, 14, quando inicia o calendário de depósito do Auxílio Brasil.