Vânia Galvão reivindica unidade de saúde no Subúrbio
Moradores de Periperi cobraram mais atenção da Prefeitura de Salvador
Após ouvir reivindicações de moradores do Subúrbio Ferroviário em audiência pública, a líder do PT na Câmara Municipal de Salvador e presidente da Comissão de Reparação da Casa, Vânia Galvão, reivindicou junto ao Município a construção de uma unidade de saúde na região. O encontro ocorreu no sábado (28), na Escola Estadual Nelson Mandela, no bairro de Periperi. Líderes comunitários ressaltaram que já foi solicitado por escrito, à prefeitura, a construção da unidade na antiga feira de Periperi, ou um multicentro, mas a informação que as lideranças têm é de que o prefeito ACM Neto pretende construir uma praça no local.
“Essa é mais uma atitude que mostra a falta de prioridades e de comprometimento com as urgências dos mais pobres desta gestão; os moradores querem serviços básicos e o prefeito quer fazer festa”, avaliou a vereadora.
Outra proposta apresentada pela população foi a edificação de um Posto de Saúde da Família em Colinas de Periperi. Segundo o coordenador do Fórum de Entidades Representativas do Subúrbio Ferroviário (Fersub), Alberto Santos, a implantação dessas duas unidades atenderia a demanda da região. Na ocasião, a senhora Marli Brandão denunciou que “faltam compromissos dos representantes do Conselho Distrital”.
Vânia Galvão destacou a importância das audiências para buscar soluções para as problemáticas sociais e sugeriu debate sobre a situação dos pacientes oncológicos. “Nosso intuito é colaborar para reduzir os transtornos desses pacientes, sei como é difícil essa luta; e sou prova de que é possível vencê-la”, afirmou.
Alberto Santos enfatizou que as comunidades de Periperi, Mirantes de Periperi, Colinas de Periperi, Praia Grande, Nossa Senhora de Fátima, Antônio Teixeira, Manoel Paulo e outras não têm assistência à saúde e não contam com a devida cobertura do PSF. “Por isso temos madrugar em longas filas nas unidades de Paripe, Carlos Gomes e no Hospital Irmã Dulce”.
O coordenador relata que já na implantação da Unidade de Pronto Atendimento de Periperi, há cinco anos, foi acordado que o município iria alugar um imóvel para manter os serviços de consultório especializado do antigo posto Adroaldo Albergaria. “Até o presente momento nada foi feito nessa gestão do Prefeito ACM Neto”, atestou Alberto Santos.